Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A Diretora da Vigilância Epidemiológica de Jequié, Isabela Maia, concede entrevista à acessória de imprensa do SIND-ACS/ACE.



SIND-ACS/ACE - Estatisticamente falando, qual é, de fato, a situação do nosso município com relação à dengue? Trata-se, realmente, de uma epidemia? 
RES: Estamos sim, numa epidemia. Temos atualmente, só no mês de janeiro, 919 casos notificados. No mesmo período do ano passado, foram apenas 158 casos. A crescente é mais que perceptível.
SIND-ACS/ACE - Em quais bairros foram registrados as maiores quantidades de casos de dengue?
RES: Jequizinho (Urbis III e IV), Mandacaru (Itaigara) e no Joaquim Romão, onde os números não param de crescer.
SIND-ACS/ACE - Entre todas as iniciativas assumidas pela Secretaria de Saúde para conter o surgimento de novos casos, existe algo de novo com relação ao que já vinha sendo feito pela gestão passada?
RES: Como não estávamos dentro da gestão, ou seja, por não estarmos acompanhando de perto o trabalho da gestão passada, não podemos dar nenhuma opinião.
SIND-ACS/ACE - De que forma a Secretaria de Saúde tem lidado com as recorrentes criticas de que o trabalho de prevenção não vem sendo bem executado?
RES: As criticas que temos ouvido, são em relação ao trabalho da gestão passada. No ano passado, por exemplo, foram feitos 11 bloqueios por hatsuta, neste ano, só em janeiro, fizemos 120 bloqueios. Como lhe disse, as criticas são mais direcionadas a gestão anterior.
SIND-ACS/ACE - Os recursos financeiros obtidos pela prefeitura são suficientes para desenvolver um bom trabalho de combate a dengue?
RES: Não. O número de agentes é deficitário. São 75 mil imóveis na cidade e a quantidade de agentes não é suficiente. Alguns foram contratados emergencialmente, contudo, não estamos seguros quanto a permanência deles. O que nos deixa bastante preocupados.
SIND-ACS/ACE - Os servidores que atuam na área recebem alguma espécie de capacitação continua para obterem mais êxito no trabalho que vem desenvolvendo?
RES: Não sei se na gestão passada eles recebiam alguma espécie de capacitação, mas é plano e objetivo nosso oferecer, a todos os agentes, cursos de capacitação.
SIND-ACS/ACE - É possível fazer uma crítica acerca do trabalho que vinha sendo feito pela gestão anterior? Em que condições a atual gestão encontrou a Secretária de Saúde?
RES: Nós não podemos fazer nenhuma espécie de crítica por não estarmos envolvidos com a gestão passada. Agora a secretaria foi encontrada com muitas dividas o que tem, inclusive, prejudicado o nosso trabalho. Estamos tendo que economizar em um momento que éramos para está investindo.
SIND-ACS/ACE - O Governo do Estado tem contribuído de maneira significativa para o combate a dengue no nosso município?
RES: A DIRES, enquanto regional e representante do Estado, tem nos ajudado com o apoio institucional na pessoa de Soraia Rafaela. Já conseguiu três carros que tem sido muito útil e tem, sempre que necessário, demonstrado compromisso com a situação em que se encontra o município.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário